Avaliação bacteriológica do lavado traqueobrônquico de bezerros sadios e com broncopneumonia criados no Estado de São Paulo, Brasil – dados preliminares
Palavras-chave:
bovinos, microbiologia e doenças respiratórias.Resumo
Doenças respiratórias são uma das enfermidades que mais acometem os bezerros, e têm como principais microrganismos encontrados a Manheimia (Pasteurella) haemolytica, Pasteurella multocida, Mycoplasma spp. O objetivo deste trabalho foi avaliar 60 bezerros (sadios e doentes) de Bragança Paulista e Presidente Prudente, São Paulo, por meio de exame clínico e coleta de lavado traqueobrônquico, para estudar as principais bactérias isoladas em quadros de broncopneumonia. Observou-se uma frequência de isolamento de 42% Bacillus spp., 25% de Sthaphylococcus intermedius, 7% Streptococcus spp., 7% Enterobactérias, 5% de Escherichia coli, 3% Enterobacter cloacae, 2% Serratia rubidae, 2% Pantoea agglomerans, 2% Enterobacter aerogenes, 2% Bactérias não fermentadoras, havendo ausência de isolamento de Mannheimia haemolytica e Pasteurella multocida. Para os micoplasmas, a taxa de isolamento foi 5%, com identificação de M. díspar em 14,8 % e ausência de amplificação para M. mycoides, subsp. mycoides SC, em 27 amostras dentificadas por PCR. Com estes resultados preliminares foi possível concluir que o M. dispar pode ser um agente importante no aparecimento de casos de broncopneumonia em bovinos de acordo com relatos de outros autores. Os resultados obtidos acima sugerem uma possível contaminação da amostra devido à inalação destas bactérias que estavam presentes no meio ambiente, pois a colheita foi asséptica.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.