Efeito da atmosfera no comportamento PTCR de cerâmicas de Ba0,77Ca0,23TiO3 dopadas com Y3+
Palavras-chave:
Termistor, Cerâmicas, Titanato de bário e cálcioResumo
Materiais cerâmicos com coeficiente positivo de resistência com a temperatura (PTCR) à base de BaTiO3 são largamente aplicados na indústria eletrônica como dispositivos termistores. Neste trabalho nós estudamos a síntese sinterização e caracterização elétrica de cerâmicas de titanato de bário e cálcio (Ba0,77Ca0,23TiO3 - BCT) dopados com 0,3 mol% de Y3+ , visando o estudo do comportamento PTCR. A síntese dos pós foi realizada pelo método dos precursores poliméricos e sinterizados em forno elétrico com controle de atmosfera. Para a síntese e caracterização utilizamos as técnicas de difração de raios X e espectroscopia de impedância. Os pós calcinados a 1200 °C apresentaram fase majoritária BCT e após sinterização a 1350 °C por 2h, 4h e 6h, a fase cristalina única foi obtida. Observamos que cerâmicas sinterizadas em atmosfera redutora apresentaram melhor comportamento PTCR quando comparadas com as cerâmicas sinterizadas em atmosfera aberta.Downloads
Publicado
2012-06-22
Como Citar
Santos, J. C. A., & Silva, R. S. (2012). Efeito da atmosfera no comportamento PTCR de cerâmicas de Ba0,77Ca0,23TiO3 dopadas com Y3+. Scientia Plena, 8(3(b). Recuperado de https://scientiaplena.org.br/sp/article/view/958
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.