Uso de pesticidas na agricultura - Análise da prática na cidade de Ibirité/MG
Palavras-chave:
Exposição a agrotóxicos, risco a saúde humana, trabalhador ruralResumo
O objetivo desse trabalho foi identificar, no município de Ibirité, MG, como se dá a utilização de agrotóxicos no meio rural. Foi utilizado como instrumento de coleta de informações entrevista semiestruturada. As entrevistas foram realizadas em 27 propriedades rurais. Os resultados obtidos neste estudo demonstram que o manejo dos agrotóxicos em Ibirité se dá, na maioria das vezes, de forma incorreta. Os trabalhadores rurais, no município estudado, têm pouca ou nenhuma noção de segurança,desconhecendo os malefícios que podem surgir mediante a exposição aos agrotóxicos. As condições de trabalhos são precárias e os trabalhadores, em sua maioria, não são treinados para manejar corretamente substâncias químicas.
Downloads
Publicado
2012-05-31
Como Citar
Fernandes, V. A., Silva, L. F., Mesquita, T. R. R., Capettini, L. S. A., Rodrigues, A. L. P., & Santos, S. L. (2012). Uso de pesticidas na agricultura - Análise da prática na cidade de Ibirité/MG. Scientia Plena, 8(3(a). Recuperado de https://scientiaplena.org.br/sp/article/view/926
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.