Efeito do biossólido e da inoculação com bactérias no teor de clorofila de Canavalia ensiformis durante a fitorremediação de cobre no solo
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2026.019910Palavras-chave:
spad, feijão-de-porco, nitrogênioResumo
A contaminação gerada pela mineração de cobre (Cu) é um desafio ambiental em muitos países, pois compromete a qualidade do solo, da água, do ar e impacta os seres vivos. O teor de clorofila das plantas que crescem nos solos contaminados é um indicador sensível do estado nutricional destes vegetais, da sua capacidade fotossintética e do estresse induzido pelos metais pesados. Este estudo teve como objetivo avaliar o efeito da aplicação de biossólido e da inoculação com Azospirillum brasilense e Bacillus aryabhattai sobre o teor de clorofila da Canavalia ensiformis cultivada em solo contaminado por Cu. O experimento foi conduzido em casa de vegetação, em delineamento fatorial 3×2, com três doses de biossólido (equivalente a 0, 45 e 90 kg N ha⁻¹), com e sem a inoculação. Foram determinados a massa seca da parte aérea e radicular, e o teor de clorofila com auxílio de um clorofilômetro. Os resultados indicaram que a aplicação de biossólido e a inoculação com bactérias não promoveram aumentos significativos na biomassa vegetal, embora tenha sido observada uma tendência de aumento da biomassa radicular com a inoculação das bactérias. O aumento das doses de biossólido incrementou de forma linear o teor de clorofila das folhas. No entanto, a inoculação com as bactérias não influenciou significativamente esse parâmetro. A aplicação de biossólido é uma estratégia promissora para melhorar o desempenho fisiológico de C. ensiformis durante a fitorremediação de solos contaminados com Cu.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2026 Raphaella dos Santos Lima, Fernanda Tamiozzo, Laura Sarzi Sartori Viero, Bruno Christiano Leal Lima, Leonardo Pimenta Alves, Rodrigo Josemar Seminoti Jacques, Natielo Almeida Santana, Andressa de Oliveira Silveira

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.








