Síntese, caracterização e desempenho do nanocompósito grafeno–magnetita para adsorção de sulfametoxazol, ciprofloxacina, cloranfenicol e tetraciclina em solução aquosa
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2026.019904Palavras-chave:
adsorção, óxido de grafeno magn´ético, contaminantes emergentesResumo
A presença de contaminantes emergentes (CE), como antibióticos de uso humano e veterinário, em ambientes aquáticos tem despertado preocupações quanto aos impactos ambientais e à saúde pública. Diante da ineficiência dos sistemas convencionais de tratamento, torna-se necessária a busca por materiais alternativos para a remoção desses compostos. Neste estudo, foi sintetizada uma heteroestrutura magnética de óxido de grafeno funcionalizado com magnetita (OGD-MAG), a partir da oxidação do grafite comercial (GRF) via método de Hummers modificado, seguido de coprecipitação com Fe₃O₄. O material foi caracterizado por DRX, BET, MEV-EDS e determinação do ponto de carga zero (pHPCZ), evidenciando aumento na área superficial (até 118 m² g⁻¹) e presença de fases magnéticas. A eficiência adsortiva do OGD-MAG foi avaliada na remoção dos antibióticos sulfametoxazol (SMX), ciprofloxacina (CIP), cloranfenicol (CFC) e tetraciclina (TCT), em bateladas a pH 5 e 9. Os resultados indicaram remoções entre 25% e 80%, com destaque para a TCT (80% em pH 5), atribuída às interações π-π, ligações de hidrogênio e complexação com Fe²⁺/Fe³⁺ da magnetita. A influência do pH e da carga superficial do material revelou-se relevante na adsorção, considerando as características ácido-base e estruturais dos antibióticos. O OGD-MAG apresentou remoções consistentes para SMX, CIP, CFC e TCT, sem diferença estatisticamente significativa entre pH 5 e 9, e com recuperação magnética ao final dos testes. Esses dados indicam potencial de aplicação, a ser confirmado por ensaios de regeneração e estudos comparativos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2026 Estela Sales Heilmann, Larissa de Paula Lucas, Juliane Maria Bergamin Bocardi, Renata Mello Giona, Ismael Laurindo Costa Junior

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.








