O Misticismo em Bergson como difusão do conhecimento
Palavras-chave:
Filosofia, Educação, Misticismo, IntuiçãoResumo
A ideia de misticismo nesse artigo não é tratada à maneira do intelectualismo, como uma figura geométrica, um conceito espacial, mas de forma confessional, tentamos exprimir sentimentos e testemunhar ações e acontecimentos do fenômeno místico e suas relações com a Educação e das vivenciasna pós graduação FACED-UFBA. Partindo da tese de que o pensamento é o movente, nosso esforço de compreensão, leva-nos a ousar afirmar que foi a Ideia de Evolução Criadora que arrastou Bergson para o
estudo do misticismo, estudo que ele realiza em sua ultima obra, As Duas Fontes da Moral e da Religião.
Traçando um paralelo com nossa experiência e percurso que vai da idéia de uma Pedagogia da Duração
ao Misticismo como Difusão do Conhecimento. Para nosso entendimento o Misticismo é uma ação
evolutiva e pelo menos em nosso laboratório, que é a pessoalidade da própria vida, constatamos a
evolução criadora que vai da Educação à Difusão do Conhecimento, que se não for a única, se realizou
em nós como tendência forte e se confirma na UFBA a cada dia. Entendendo a Intuição como método investigativo, exploramos suas possibilidades epistemológicas e destacamos o acontecimento místico
como um fato intuitivo e um transbordamento intuitivo do elã vital.
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Publicado
2012-09-26
Como Citar
Torreão, R. C. M. (2012). O Misticismo em Bergson como difusão do conhecimento. Scientia Plena, 8(6). Recuperado de https://scientiaplena.org.br/sp/article/view/880
Edição
Seção
Artigos
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