Molho pesto de folhas alimentícias negligenciadas e subutilizadas: efeito de fatores não sensoriais e sensoriais na aceitabilidade e intenção de compra
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2025.121501Palavras-chave:
beldroega, bertalha-coração, ora-pro-nóbisResumo
Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANCs) têm emergido como ingredientes promissores na formulação de alimentos, devido seu elevado valor nutricional, qualidade sensorial, viabilidade econômica, aliado à sustentabilidade. Neste sentido, objetivou-se investigar a aplicação das folhas de beldroega, bertalha-coração e ora-pro-nóbis, como substitutos parciais do manjericão na produção de molho pesto. Para isso, foi mensurado a composição centesimal, qualidade microbiológica, aceitabilidade sensorial e intenção de compra. Além disso, avaliou-se o efeito da informação acerca do termo “PANCs”, na aceitabilidade dos molhos. Foram elaboradas quatro formulações: tradicional com manjericão (Fcontrole); e contendo folhas de beldroega (FB), bertalha-coração (FBC) e ora-pro-nóbis (FOPN). Observou-se diferença nos teores de umidade e cinzas entre os molhos, com maior teor de umidade na FBC e maior teor de cinzas na FOPN. As análises microbiológicas confirmaram a segurança alimentar dos molhos. Todas as PANCs podem ser aplicadas como substitutos parciais do manjericão na produção de pesto, sem alterar a aceitabilidade sensorial direcional. Já com base na aceitação global, a FB apresentou maior aceitabilidade, e a FBC, menor, embora ambos os molhos não diferiram dos demais. A substituição parcial das folhas de manjericão por beldroega ou ora-pro-nóbis conferiu maior intenção de compra, frente à Fcontrole e FBC. A apresentação das informações não exerceu efeito significativo na aceitabilidade direcional e global e na intenção de compra. Exceto para a Fcontrole, indicando efeito positivo das folhas de manjericão na atitude de compra dos consumidores. Conclui-se que todas as PANCs têm potencial em novas formulações de pesto, com destaque para a beldroega.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Camila Ribeiro de Araújo, Walter Garcia Damascena Júnior, Juliano Rocha Pereira, Michele Corrêa Bertoldi, Priscila Lima Sequetto, Márcia Cristina Teixeira Ribeiro Vidigal, Milton de Jesus Filho, Andréa Alves Simiqueli

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.








