Relações edáficas e limitações dos solos do Parque Ecológico da Cascata, Sete Lagoas, MG
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2025.120203Palavras-chave:
Área de Proteção Ambiental, Serra Santa Helena, solo siltosoResumo
A área de proteção ambiental (APA) da Serra de Santa Helena, localizada na região central de Minas Gerais, é uma importante unidade de conservação que enfrenta ameaças devido ao pouco conhecimento sobre seus solos. Este estudo teve como objetivo identificar e caracterizar as classes de solos do Parque da Cascata, região sul da APA, que concentra o maior fluxo de visitantes. A pesquisa seguiu o Manual de Descrição e Coleta de Solos no Campo da Sociedade Brasileira de Solos, e as classificações seguiram o Sistema Brasileiro de Classificação de Solos (SiBCS) e a Soil Taxonomy. Foram identificados 10 perfis de solos ao longo de uma topossequência representativa do Parque da Cascata, que demonstraram a grande influência do material de origem (siltitos) e a predominância da textura argilo-siltosa, com teores de silte chegando a 70 % e os teores de areia menores que 28 %. De forma geral, Latossolos e Nitossolos demonstraram serem menos susceptíveis a processos de selamento superficial e escoamento superficial, exercendo papel fundamental para a infiltração de água e conservação da área de proteção. Os Neossolos Regolíticos apresentam perfis rejuvenescidos, menos profundos e mais propícios ao selamento superficial, tornando-os mais sensíveis às atividades antrópicas. Tais informações são essenciais para o manejo adequado dos ecossistemas e a conservação da biodiversidade na APA da Serra de Santa Helena.
Palavras-chave: Área de Proteção Ambiental, Serra de Santa Helena, Solo siltoso
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Welton Pereira da Rocha Júnior, Aline de Almeida Vasconcelos, João Herbert Moreira Viana, André Thomazini

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.








