Síntese e caracterização de espumas de poliuretano com grafeno nanoplateletes funcionalizado
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2025.123401Palavras-chave:
grafeno nanoplateletes funcionalizado, compósitos, poliuretanosResumo
Este trabalho apresenta a síntese e caracterização de espumas de poliuretano (PU) com a incorporação de nanoplaquetas de grafeno funcionalizadas (NGF). Utilizando um delineamento fatorial 2², variaram-se a razão mássica entre isocianato e poliol (1:1 e 1:2) e o volume da suspensão de NGF (1 e 2 mL) para avaliar a influência dessas variáveis nas propriedades finais das espumas. As amostras foram caracterizadas por espectroscopia no infravermelho por transformada de Fourier (FTIR), microscopia eletrônica de varredura (MEV), difração de raios-X (DRX), teste de fração solúvel e capacidade de absorção de óleo. Os resultados de FTIR confirmaram a formação da estrutura de PU, independentemente da presença de NGF. As imagens de MEV revelaram alterações morfológicas nas espumas com NFG, apresentando fraturas e estruturas irregulares atribuídas à interação entre o nanomaterial e a matriz polimérica. Os testes de fração solúvel indicaram variações no grau de reticulação das espumas, enquanto os ensaios de absorção demonstraram que a incorporação de NGF não promoveu um aumento significativo na capacidade de absorção de óleo, indicando que a presença do nanomaterial não interferiu de forma expressiva nesse parâmetro. Ainda assim, o estudo contribui para a compreensão dos efeitos do grafeno funcionalizado na estrutura e no desempenho de espumas de PU, fornecendo subsídios para o desenvolvimento de materiais com propriedades ajustáveis para aplicações específicas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Marilúci Brites de Araújo Mitrus, Lucas Repecka Alves, Giovanni Miraveti Carriello, Guilherme Manassés Pegoraro, David Rodrigues Gomes, Aparecido Junior de Menezes, Maira de Lourdes Rezende

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.








