Desenvolvimento aéreo e radicular de espécies vegetais em Latossolo Vermelho distroférrico sob compactação induzida
Palavras-chave:
densidade, solo, massaResumo
O objetivo deste trabalho foi avaliar a altura, a massa verde e seca da parte aérea e radicular de três espécies vegetais em Latossolo Vermelho distroférrico sob diferentes níveis de densidade de solo com compactação induzida. O delineamento foi inteiramente casualizado, com três espécies vegetais (Pennisetum glaucum, Brachiaria brizantha e Crotalaria spectabilis) e três densidades foram utilizadas na simulação da camada compactada (1,0, 1,2 e 1,4 Mg m-3). O experimento foi realizado em colunas de PVC, constituído na sobreposição de três anéis, sendo a camada superior representada pelo 1º anel com 0,05 m de altura, a camada compactada com diferentes densidades de solo pelo 2º anel (anel intermediário) com 0,05 m de altura e a camada inferior pelo 3º anel com altura de 0,20 m. As variáveis avaliadas foram: a altura (cm) das espécies vegetais; a massa (g) verde e seca da parte aérea; a massa (g) verde e seca das raízes na camada de 0-5, 5-10 e 10-20 cm de profundidade. Contudo, o aumento da densidade do solo na camada compactada intermediária interferiu negativamente no desempenho das espécies de todas as espécies vegetais avaliadas. A maior densidade do solo (1,4 Mg m-3) foi a mais limitante ao desenvolvimento aéreo e radicular das espécies vegetais avaliadas. O milheto e a crotalária apresentaram maior produção de massa verde e seca de raízes, sob solos compactados no 2º anel, em relação à crotalária. O milheto apresentou melhor desenvolvimento das características avaliadas em todas as densidades, comparado com as demais espécies vegetais.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.