Efeito de ácido giberélico e extrato de alga Ascophyllum nodosum no crescimento e desenvolvimento de Ornithogalum saundersiae Baker
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2024.120203Palavras-chave:
bioestimulante, bulbosa ornamental, regulador de crescimentoResumo
O Ornithogalum saundersiae Baker é uma espécie bulbosa ornamental nativa do sul da África, com cultivo ainda recente no Brasil. É muito apreciada em arranjos florais e buquês. O Ornitogalo apresenta baixo custo de implantação e fácil manejo. Um dos principais entraves para o cultivo é a escassez de produtos a serem utilizados no cultivo, como reguladores de crescimento vegetal e bioestimulantes. O ácido giberélico (GA3) é um regulador de crescimento vegetal que tem demonstrado antecipar a floração em diversas espécies ornamentais, enquanto o extrato da alga Ascophyllum nodosum tem potencial de promover o crescimento vegetativo. O presente trabalho teve por objetivo avaliar a influência do ácido giberélico e do extrato de alga no crescimento e desenvolvimento de Ornithogalum saundersiae. O delineamento utilizado foi inteiramente casualizado em esquema fatorial 4 × 3, sendo quatro concertações de GA3 (0, 250, 500 e 750 mg L-1) e três concentrações de extrato de A. nodosum (0, 2 e 4 ml L-1), com uma planta por parcela e seis repetições. Antes de serem plantados, os bulbos de O. saundersiae foram imersos em soluções contendo as doze combinações por 15 minutos, deixados secar por uma hora para então serem plantados. Não houve diferença significativa entre as concentrações no crescimento vegetativo de O. saundersiae. Todas as concentrações testadas anteciparam o florescimento em relação ao controle, onde as melhores concentrações foram as de 500 mg L-1 de GA3 combinadas com 2 mL L-1 de extrato A. nodosum, que anteciparam o florescimento em 27 dias.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Ricardo Scheffer de Andrade Silva, Manoela Aguiar Moreira Miró Medeiros, Daniella Nogueira Moraes Carneiro, Soraya Yokohama
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.