Atividade entomotóxica do extrato de Eragrostis plana Nees sobre o sistema nervoso central e periférico de baratas Nauphoeta cinerea Olivier
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2024.110201Palavras-chave:
metabolismo secundário, via octopaminérgica, bioinseticidasResumo
Eragrostis plana Nees é uma planta perene C4 que apresenta ação inibitória tóxica sobre outras plantas e já demonstrou um potencial entomotóxico, embora pouco elucidado, em baratas da espécie Nauphoeta cinerea. O objetivo do estudo foi avaliar os mecanismos envolvidos na atividade entomotóxica do extrato hidroalcóolico de E. plana sobre o sistema nervoso de N. cinerea. Partes aéreas de E. plana foram trituradas para obtenção do extrato hidroalcóolico (EHEP). Foram preparadas as concentrações (0,5; 2,5; 5,0; 12,5; 25,0; 50,0 100,0 μg g-1 por animal) e solução salina foi utilizada para o tratamento controle. Testou-se o efeito do EHEP sobre os padrões comportamentais (auto-higiene), eletrofisiológicos e bioquímicos de N. cinera. Todos os dados foram expressos como média ± desvio padrão, sendo os mesmos analisados pelo teste ANOVA bidirecional, seguido do teste Tukey, quando considerado significativos com p<0,05. Foi observado um aumento da atividade de auto-higiene das pernas quando os animais foram tratados com EHEP. O composto quercetina observado no perfil fitoquímico de E. plana demonstrou modular a atividade de limpeza de pernas e antenas de N. Cinera. EHEP também alterou significativamente a locomoção e inibiu a atividade da enzima acetilcolinesterase (AChE). Assim, este estudo corrobora com nossos estudos anteriores sobre o potencial entomotóxico de E. plana e sugere um possível potencial biotecnológico para a espécie como bioinseticida, devido à mesma apresentar modulações sobre as principais vias de sinalização dos invertebrados.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Lana Dorneles Pedroso, Angélica Vieira Aguiar, Bruna Trindade Borges, Alice Lemos Costa, Silvane Vestena
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.