A expressão do passado imperfectivo na obra de Fernão Lopes: uma análise diacrônica
Palavras-chave:
Passado imperfectivo, variação, mudança, Fernão LopesResumo
No transcorrer da conversação informal, recorremos a duas formas verbais para indicar o valor de passado imperfectivo: o pretérito imperfeito do indicativo (IMP) cantava; e a forma perifrástica constituída pelo auxiliar estar, acompanhado do morfema de pretérito imperfeito do indicativo e verbo principal no gerúndio (IMP V+ndo), estava cantando. Este trabalho, que tem como campo de atuação a Linguística Histórica, busca fazer uma análise histórico-diacrônica das formas que indicam passado imperfectivo no português arcaico. A “Chonica de El-Rei D. João I” (1644), do cronista português Fernão Lopes, é analisada para que possamos verificar as alterações das funções semântico-discursivas que as formas verbais referentes ao passado imperfectivo podem ter sofrido ao longo do tempo. Com este estudo, buscamos comprovar que textos arcaicos, anteriores às propostas de normatização da língua portuguesa, servem como corpus de análise para verificarmos os processos de variação e mudança de uma determinada língua.Downloads
Como Citar
Santos, A. M., & Freitag, R. M. K. (2011). A expressão do passado imperfectivo na obra de Fernão Lopes: uma análise diacrônica. Scientia Plena, 5(11). Recuperado de https://scientiaplena.org.br/sp/article/view/757
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.