Estudo Termodinâmico da Adsorção de Zinco em Argila Bentonita Bofe Calcinada
Palavras-chave:
Adsorção, Argila, Zinco, entalpia, energia livre de Gibbs.Resumo
Neste trabalho, foi avaliado o comportamento da adsorção de íons de zinco, presentes em solução aquosa, em argila bentonita Bofe em função da variação de temperatura e da concentração inicial de metal através das isotermas de adsorção e de seus parâmetros termodinâmicos. Os parâmetros variação de entropia (∆S), variação de entalpia (∆H) e variação da energia livre de Gibbs (∆G) foram calculados pelo gráfico de ln(Kd) versus 1/T. As isotermas de adsorção foram obtidas com os dados experimentais de equilíbrio. Os modelos de Langmuir e Freundlich foram ajustados aos dados experimentais, tendo o primeiro apresentado os melhores resultados. Os testes termodinâmicos foram realizados nas temperaturas de 0, 25, 50 e 75 0C e constatou-se que o processo de adsorção é espontâneo e exotérmico.Downloads
Como Citar
Araujo, A. L. P., Silva, M. C. C., Gimenes, M. L., & Barros, M. A. S. D. (2011). Estudo Termodinâmico da Adsorção de Zinco em Argila Bentonita Bofe Calcinada. Scientia Plena, 5(12). Recuperado de https://scientiaplena.org.br/sp/article/view/680
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.