Calagem em arroz cultivado em solos de terras altas do Sul do Amazonas
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2022.070211Palavras-chave:
Oryza sativa, calcário, acidez do soloResumo
O arroz é cultivado praticamente em todas as regiões brasileiras, sendo uma cultura de grande importância socioeconômica para os pequenos agricultores do sul do Amazonas. Objetivou-se neste trabalho avaliar o desempenho agronômico do arroz em dois solos de terras altas da região de Humaitá, submetidos à calagem. Para isso amostras dos solos Cambissolo Háplico distrófico e Latossolo Vermelho-Amarelo distrófico foram incubados por 30 dias com o equivalente a 0, 2, 4, 6, 8 e 10 t ha-1 com calcário PRNT 98% e, em seguida, cultivados com arroz em casa de vegetação. Utilizou-se o delineamento inteiramente casualizado com 6 tratamentos (doses) e 4 repetições. Foram avaliadas as seguintes características: altura de planta, massa seca da parte aérea, número de perfilhos e de panículas por planta, número total de espiguetas, espiguetas cheias e malformadas por panícula, e massa de espiguetas cheias e malformadas por panícula. A calagem prejudicou o desenvolvimento das plantas de arroz cultivadas no Cambissolo Háplico distrófico, enquanto no Latossolo Vermelho-Amarelo distrófico as plantas tiveram melhor desempenho quando aplicado o equivalente a 5,2 t ha-1 de calcário.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Rosiney França Mendes, Carlos Eduardo Pereira, Milton César Costa Campos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.