The two-dimensional Hubbard model in the Hartree-Fock approximation
Palavras-chave:
modelo de Hubbard, rede quadrada, aproximação de Hartree-Fock, propriedades termodinâmicasResumo
Os estudantes interessados no estudo de sistemas de elétrons fortemente correlacionados sentem, normalmente, no começo de seus estudos, uma grande dificuldade em compreender as complexas correlações desses sistemas. Nós consideramos que para esses estudantes, é muito importante que existam textos que analisem didaticamente os métodos de pesquisa teórica do assunto. Nós mostramos como determinar as propriedades termodinâmicas do modelo de Hubbard para a rede quadrada, utilizando a aproximação de Hartree-Fock. Todos os procedimentos e peculiaridades que levam à determinação das propriedades termodinâmicas e à compreensão do significado da aproximação de Hartree-Fock aplicada a modelos de sistemas de elétrons fortemente correlacionados são apresentados em detalhes didáticos. Nós obtemos a magnetização, a susceptibilidade magnética, a energia interna, o calor específico e, também, um diagrama de fases magnéticas do sistema estudado. Nossa abordagem mostra claramente que o uso da aproximação de Hartree-Fock, neste caso, é muito simples.Downloads
Como Citar
Freire, F. O., & Macedo, C. A. (2011). The two-dimensional Hubbard model in the Hartree-Fock approximation. Scientia Plena, 4(12). Recuperado de https://scientiaplena.org.br/sp/article/view/652
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.