Preparo e avaliação de argilas Verde-Lodo organofílicas para uso na remoção de derivados de petróleo
Palavras-chave:
Adsorção, sal quaternário de amônio, caracterização de argila.Resumo
Argilas modificadas com sais quaternários de amônio, denominadas organofílicas, têm afinidade por compostos orgânicos sofrendo expansão, o que possibilita seu uso para remediação de áreas contaminadas. Neste trabalho foram preparadas argilas organofílicas a partir de esmectita natural da Paraíba e dos sais quaternários de amônio cloreto de benzalcônio e cloreto de cetil piridínio, caracterizadas por difração de raios-X, espectroscopia de infravermelho e microscopia eletrônica de varredura. A afinidade pelos derivados de petróleo: gasolina, querosene e óleo diesel, foram realizadas por ensaios de adsorção e expansão. Os resultados do processo de organofilização foram avaliados pelo aumento do espaçamento basal e o surgimento de bandas de absorção referentes aos grupos CH2 e CH3nas argilas modificadas. O potencial para remoção de derivados de petróleo de águas residuais foi verificado pela adsorção destes compostos.Downloads
Como Citar
Bertagnolli, C., Kleinübing, S. J., & Silva, M. G. C. (2011). Preparo e avaliação de argilas Verde-Lodo organofílicas para uso na remoção de derivados de petróleo. Scientia Plena, 5(7). Recuperado de https://scientiaplena.org.br/sp/article/view/639
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.