Caracterização elétrica e dielétrica do sistema policristalino Bi12TiO20
Palavras-chave:
Titanato de Bismuto, microestrutura, espectroscopia de impedânciaResumo
A produção, caracterização elétrica e dielétrica de corpos cerâmicos de titanato de bismuto (Bi12TiO20-BTO) são relatados neste trabalho. Este material tem potencial para diversas aplicações que estão intimamente relacionadas com suas propriedades foto e radio-condutoras. Os dados experimentais obtidos por medidas elétricas em modo AC foram deconvoluídos para se obter separadamente as contribuições de grão e contorno de grão. Para amostras sinterizadas a baixa temperatura, observou-se o mesmo mecanismo de condução já relatado para o monocristal, com energia de ativação em torno de 1 eV. As amostras mais densas, no entanto, apresentaram um valor superior a 1eV, que pode estar relacionado ao surgimento de um novo mecanismo de condução no material. A permissividade relativa apresentou um comportamento dispersivo na região de baixas freqüências. No entanto, o valor de permissividade relativa ε=52 medido em 100 kHz está em ótima concordância com o valor relatado para o monocristal.Downloads
Como Citar
Santos, D. de J., Barbosa, L. B., & Macedo, Z. S. (2011). Caracterização elétrica e dielétrica do sistema policristalino Bi12TiO20. Scientia Plena, 5(5). Recuperado de https://scientiaplena.org.br/sp/article/view/631
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.