Qualidade fisiológica e sanitária de sementes de Cenostigma tocantinum Ducke (Fabaceae)
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2020.120202Palavras-chave:
sementes florestais, teste de viabilidade, fungos de armazenamentoResumo
O conhecimento acerca das características fisiológicas e sanitárias das sementes é essencial para o controle de qualidade de mudas. Assim, os testes de vigor e sanidade das sementes são fundamentais na análise de lotes amostrais. Este trabalho teve por objetivo verificar a sanidade e a viabilidade de sementes de Cenostigma tocantinum coletadas no município de Marabá-PA. A germinação utilizou o substrato de papel toalha e incubação em BOD e a viabilidade foi obtida pelo método do tetrazólio (0,1%). A sanidade das sementes foi avaliada com e sem a desinfecção por hipoclorito de sódio 2%. Para cada análise foram utilizadas 200 sementes. Foram avaliados o índice de velocidade de germinação (IVG), taxa de germinação (%), tempo médio de germinação (TMG), porcentagem de sementes viáveis e incidência de fungos (%). As análises demonstraram a taxa de germinação de 85%, IVG de 6,49 horas e TMG de 2,85 dias. A viabilidade das sementes foi de 73%. O lote apresentou 85% de incidência de Penicillium sp., 46% por Aspergillus sp, 14% por Fusarium sp. e 16% de Rhizopus sp. O método de desinfecção foi eficiente para a redução da incidência dos fungos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Thiago Martins Santos, Alisson Rangel Albuquerque, Milena Pupo Raimam
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.