O risco sanitário na comercialização de alimentos em um mercado público da Amazônia: um estudo de caso em Belém (PA)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14808/sci.plena.2019.101501

Palavras-chave:

Condições higiênico-sanitárias, Pescado, Mercado

Resumo

Esta pesquisa objetivou avaliar as condições higiênico-sanitárias do pescado comercializado no Mercado Municipal de Icoaraci, Belém (PA), a fim de verificar se os locais de armazenamento e as práticas de manipulação de alimentos, durante a comercialização, estão em consonância com as determinações de instrumentos normativos do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). A coleta de dados se deu a partir da aplicação de um questionário junto a cinco feirantes, contendo 13 itens e 112 quesitos, baseados na Portaria 2.619/2011 do Estado de São Paulo e na Resolução-RDC nº 275/2002. Os resultados evidenciaram a precária estrutura do mercado e dos pontos de venda, bem como a falta de conhecimento técnico dos feirantes acerca das Boas Práticas de Fabricação de Alimentos (BPF).

Biografia do Autor

Matheus Yuri de Oliveira Rosa, Universidade do Estado do Pará (UEPA)

Graduando em Tecnologia de Alimentos pela Universidade do Estado do Pará (UEPA), Campus V - Centro de Ciências Naturais e Tecnologia (CCNT).

Fernanda Ferreira Borges, Universidade do Estado do Pará (UEPA)

Acadêmica de Tecnologia de Alimentos, no Centro de Ciências Naturais e Tecnologia da Universidade do Estado do Pará.

Lincoln Noronha Correa Junior, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Possui Graduação em Engenharia Ambiental (2014). Especialista em Geografia e Meio Ambiente (2019) pela Universidade Federal do Pará (UFPA).

Flavio Henrique Souza Lobato, Universidade Federal do Pará (UFPA)


Mestrando em Planejamento do Desenvolvimento no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido (PPGDSTU), pertencente ao Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA) da Universidade Federal do Pará (UFPA). Especialista em Geografia e Meio Ambiente pela UFPA (2019). Possui Graduação em Bacharelado em Turismo pela UFPA (2016)

Downloads

Publicado

2019-11-15

Como Citar

Rosa, M. Y. de O., Borges, F. F., Correa Junior, L. N., & Lobato, F. H. S. (2019). O risco sanitário na comercialização de alimentos em um mercado público da Amazônia: um estudo de caso em Belém (PA). Scientia Plena, 15(10). https://doi.org/10.14808/sci.plena.2019.101501