Massa de sementes e variação diurna das trocas gasosas em Luetzelburgia auriculata (Alemão) Ducke
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2019.120201Palavras-chave:
classe de sementes, fotossíntese, semiáridoResumo
Luetzelburgia auriculata é uma espécie importante em programas de reflorestamento e recuperação de áreas degradadas. A massa da semente é um fator associado ao vigor, que assegura o estabelecimento de plântulas nas condições do semiárido, pois, as reservas garantem a sobrevivência das espécies. Além disso, respostas fisiológicas revelam o desempenho em diferentes ambientes, servindo como parâmetro na escolha de espécies destinadas a áreas de reflorestamento. Com isso, o objetivo da pesquisa foi avaliar a influência da massa de sementes na variação diurna das trocas gasosas em plantas jovens de Luetzelburgia auriculata. O delineamento utilizado foi o inteiramente casualizado em esquema fatorial 2 x 5 sendo duas classes de sementes (leves <0,35 e pesadas ≥0,35 g) e cinco horários de leitura (8:00; 10:00; 12:00; 14:00 e 16:00 h) com 10 repetições. Foram mensuradas: fotossíntese líquida, condutância estomática, transpiração, concentração interna de CO2, temperatura foliar, eficiência instantânea do uso da água e eficiência instantânea de carboxilação. Foram quantificadas as medidas da temperatura do ambiente e umidade relativa do ar. Os dados foram submetidos à análise de variância e as médias comparadas pelo teste de Tukey, nos casos de significância foram realizadas análise de regressão polinomial. A fotossíntese líquida, transpiração e condutância estomática decresceram principalmente a partir das 10 h, apresentando estreita correlação com características do ambiente. O pico fotossintético de L. auriculata ocorre entre 10 e 12h, sendo esse o intervalo ideal para fazer análises das trocas gasosas da espécie. No entanto, a massa de sementes não influencia nas trocas gasosas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.