Avaliação da piscicultura na microrregião do Alto Pantanal – Mato Grosso, Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14808/sci.plena.2020.017401

Palavras-chave:

pantanal norte, aquicultura, arranjo produtivo local.

Resumo

A piscicultura surge como modalidade de aquicultura alternativa, a qual vem se expandindo nos últimos anos. O estado de Mato Grosso (Brasil) vem se situando como o quarto maior produtor de peixes do Brasil, atingindo uma produção de 54.510 toneladas em 2018. Objetivou-se nesta pesquisa avaliar a piscicultura na Microrregião do Alto Pantanal. Foi adotada uma abordagem quali-quantitativa descritiva a partir de material documental, de dados fornecidos pelo Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (INDEA/MT) referentes aos anos de 2016 e 2017. Analisou-se estatisticamente através do software R StudioÒ os principais compradores, vendedores e produtores por município e evidenciou-se que Cáceres e Poconé são os maiores produtores e vendedores dessa microrregião. Nossa Senhora do Livramento e Vila Bela de Santíssima Trindade são os maiores compradores. Constatou-se que os municípios de Cáceres e Poconé abastecem principalmente o mercado interno e o estado.  Identificou-se necessidades de estudos em toda a cadeia produtiva, de modo a destacar as demandas do setor, tais como a comercialização, produção, sanidade e os aspectos socioambientais. Da mesma forma, evidenciou-se a importância do aumento da fiscalização e inclusão de políticas públicas que venham ao encontro das demandas dos produtores e/ou envolvidos na atividade de piscicultura nessa área do Pantanal. Dessa forma, tornar-se-iam viáveis contribuições para a sustentabilidade agropecuária, gerando riquezas, distribuição de renda, criação de postos de trabalho, participação comunitária intersetorial, empoderamento, justiça e equidade socioambiental.

Biografia do Autor

Lucimar Rodrigues Vieira Curvo, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)

Mestre em Ecologia e Produção Sustentável (PUCGOIÁS), Doutoranda em Ciências Ambientais e Sustentabilidade Agropecuária (UCDB). Docente e pesquisadora na área ambiental.

Milena Wolff Ferreira, Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). Laboratório de Produção e Sanidade de Peixes da UCDB.

Mestrado em Ciências dos Alimentos pela Universidade Federal de Lavras (2005) e doutorado em Zootecnia pela Universidade Federal de Lavras (2008). 

Grasiela Edith de Oliveira Porfírio, Programa de Pós-graduação em Recursos Naturais. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Av. Costa e Silva, cep 79070-900. Campo Grande MS, Brasil.

Mestre em Ecologia e Conservação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2009). Doutora em Biologia, ramo Ecologia, Biodiversidade e Gestão de Ecossistemas pela Universidade de Aveiro, Portugal (2014). Pós-Doutoranda e professora visitante do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais e Sustentabilidade Agropecuária da Universidade Católica Dom Bosco.

Michel Angelo Constantino de Oliveira, Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), Programa de Pós-graduação em Ciências Ambientais e Sustentabilidade Agropecuária - Mestrado e Doutorado

Doutor em Economia pela Universidade Católica de Brasília (UCB), Mestre em Desenvolvimento Local (UCDB). Professor nos Programas de Doutorado em Ciências Ambientais e Sustentabilidade Agropecuária e em Desenvolvimento Local. 

Sônia Biaggi Alves de Alencar, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT).

Mestrado em Ensino de Ciências Naturais pela Universidade Federal de Mato Grosso (2014) e mestrado em Maestria en ciencias de la educación - Universidad Tecnológica Intercontinental (2009).

Celso Soares Costa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul (IFMS).

Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural Sustentável (Stricto Sensu) pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), Doutorando em Ciências Ambientais e Sustentabilidade Agropecuária (UCDB)

Gisele Braziliano de Andrade, Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), Programa de Pós-graduação em Ciências Ambientais e Sustentabilidade Agropecuária - Mestrado e Doutorado

Mestre em Medicina Veterinária, área de concentração Patologia animal, pela Universidade Federal de Pelotas (1989) e Doutora em Patologia Experimental e Comparada pela Universidade de São Paulo (1999). Docente Permanente do Programa de Pós Graduação Stricto Sensu - Mestrado e Doutorado - em Ciências Ambientais e Sustentabilidade Agropecuária da UCDB.

Downloads

Publicado

2020-02-12

Como Citar

Curvo, L. R. V., Ferreira, M. W., Porfírio, G. E. de O., Oliveira, M. A. C. de, Alencar, S. B. A. de, Costa, C. S., & Andrade, G. B. de. (2020). Avaliação da piscicultura na microrregião do Alto Pantanal – Mato Grosso, Brasil. Scientia Plena, 16(1). https://doi.org/10.14808/sci.plena.2020.017401