Dinâmica Urbana do Bairro Rosa Elze: o papel das políticas públicas na transformação do espaço.
Palavras-chave:
Políticas Públicas, Transformação do Espaço, Setor ImobiliárioResumo
A análise sócioespacial implica numa reflexão socioeconômica e, nesse ínterim, as políticas públicas ganham destaque, pois estas potencializam as transformações ocorridas na sociedade, na economia e no espaço. Desse modo, o presente artigo trata de um estudo bibliográfico, acompanhado de pesquisa de campo, cujo objetivo é o de compreender o papel das políticas públicas na transformação do espaço geográfico do Bairro Rosa Elze. Localizado no município de São Cristóvão/SE, o referido bairro encontra-se em área completamente destacada da sua sede administrativa e muito mais ligada à região periférica de Aracaju, demonstrando maior relação sócioeconômica com a capital, a qual vem ao longo do tempo influenciando o desenvolvimento da região. Ancorado num modelo de Estado desenvolvimentista, o crescimento da região vem sendo acompanhado por problemas de ordem econômico-social e espacial, onde o poder político local se vê fragilizado e impotente diante das ações impostas pelos governos, federal e estadual. Aliado a esse processo, constatou-se que as políticas públicas de habitação e educação, com a construção de conjuntos habitacionais e a instalação do campus universitário, favoreceram o mercado capitalista do setor imobiliário, contribuindo para o maior adensamento da área, dinamizando a região e proporcionando melhores condições de acesso e de transporte, o que não implica necessariamente numa melhor qualidade de vida.Downloads
Publicado
2012-01-16
Como Citar
Menezes, C. R. C. (2012). Dinâmica Urbana do Bairro Rosa Elze: o papel das políticas públicas na transformação do espaço. Scientia Plena, 7(11). Recuperado de https://scientiaplena.org.br/sp/article/view/458
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.