Aplicação do método de Budyko para modelagem do balanço hídrico no semiárido brasileiro
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2017.109908Palavras-chave:
Evapotranspiração, escoamento superficial, índice de arideResumo
A estimativa do balanço hídrico é uma ferramenta importante para avaliar o estado atual e as tendências da disponibilidade dos recursos hídricos em uma região ao longo de um período de tempo. O objetivo deste estudo foi modelar dois componentes do balanço hídrico para o semiárido brasileiro, a evapotranspiração e o escoamento superficial, pelo método de Budyko. Os dados históricos (>15 anos) de chuva foram obtidos da base de dados da Agência Nacional de Águas e da evapotranspiração potencial a partir de uma grade pontual com espaçamento de 0,25º x 0,25º. A relação entre a evapotranspiração potencial e a chuva média anual, permitiu calcular o índice de aridez. A evapotranspiração e o escoamento superficial na escala anual foram calculados a partir do método de Budyko, assumindo que a chuva é particionada nesses dois componentes para a média histórica da chuva, um ano chuvoso (2009) e um ano seco (2012). A distribuição espacial das chuvas e do índice de aridez foi modelada por meio da geoestatística. Na parte central do semiárido brasileiro, onde a chuva média anual varia entre 450 e 550 mm, o índice de aridez atinge valores próximos a 5,0. Em toda região, a evapotranspiração representa de 75 a quase 100% da chuva e em 23,4% da região semiárida a evapotranspiração média representa mais de 95% da chuva.Downloads
Publicado
2017-11-30
Como Citar
Inácio Silva, J. R., Silva Souza, R. M., Almeida Santos, W., Quintão de Almeida, A., Soares de Souza, E., & Dantas Antonino, A. C. (2017). Aplicação do método de Budyko para modelagem do balanço hídrico no semiárido brasileiro. Scientia Plena, 13(10). https://doi.org/10.14808/sci.plena.2017.109908
Edição
Seção
X Encontro de Recursos Hídricos em Sergipe
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.