Prática de Ensino: reflexões entre Etnomatemática e Educação Ambiental

Autores

  • Anne Alilma Silva Souza Ferrete Universidade Federal de Sergipe.
  • Rodrigo Bozi Ferrete Instituto Federal de Sergipe
  • Maria Inêz Oliveira Araujo Universidade Federal de Sergipe.

DOI:

https://doi.org/10.14808/sci.plena.2016.112717

Palavras-chave:

Educação, Etnomatemática, Educação Ambiental Crítica.

Resumo

O presente estudo tem como objetivo investigar a viabilidade da aplicabilidade da Etnomatemática na perspectiva da Educação Ambiental Crítica, no ensino de Matemática, do Curso Técnico Integrado em Edificações do campus de Aracaju do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia de Sergipe (IFS). Para isso, desenvolvemos uma pesquisa qualitativa, para construir a perspectiva da realidade dos alunos do referido Curso e, a partir dela, elaboramos atividades de ensino com o intuito de produzir dados e informações sobre a viabilidade ou não em trabalhar a Etnomatemática na perspectiva da Educação Ambiental Crítica. Os resultados mostram que ao trabalharmos atividades de ensino de Etnomatemática, na perspectiva da Educação Ambiental, conseguimos trabalhar o conteúdo matemático de forma problematizadora, a partir da dialogicidade com os alunos, desenvolvendo um pensamento crítico sobre sua realidade e possibilitando uma melhor compreensão da importância do conhecimento matemático.

Biografia do Autor

Anne Alilma Silva Souza Ferrete, Universidade Federal de Sergipe.

Departamento de Educação. Programa de pós-graduação em Educação (PPGED)>

http://lattes.cnpq.br/8406868281308231

Rodrigo Bozi Ferrete, Instituto Federal de Sergipe

Departameno de Matemática

Maria Inêz Oliveira Araujo, Universidade Federal de Sergipe.

Departamento de Educação. Programa de pós-graduação em Educação (PPGED)>

Downloads

Publicado

2016-11-21

Como Citar

Ferrete, A. A. S. S., Ferrete, R. B., & Araujo, M. I. O. (2016). Prática de Ensino: reflexões entre Etnomatemática e Educação Ambiental. Scientia Plena, 12(11). https://doi.org/10.14808/sci.plena.2016.112717

Edição

Seção

IX Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade