Prática de Ensino: reflexões entre Etnomatemática e Educação Ambiental
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2016.112717Palavras-chave:
Educação, Etnomatemática, Educação Ambiental Crítica.Resumo
O presente estudo tem como objetivo investigar a viabilidade da aplicabilidade da Etnomatemática na perspectiva da Educação Ambiental Crítica, no ensino de Matemática, do Curso Técnico Integrado em Edificações do campus de Aracaju do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia de Sergipe (IFS). Para isso, desenvolvemos uma pesquisa qualitativa, para construir a perspectiva da realidade dos alunos do referido Curso e, a partir dela, elaboramos atividades de ensino com o intuito de produzir dados e informações sobre a viabilidade ou não em trabalhar a Etnomatemática na perspectiva da Educação Ambiental Crítica. Os resultados mostram que ao trabalharmos atividades de ensino de Etnomatemática, na perspectiva da Educação Ambiental, conseguimos trabalhar o conteúdo matemático de forma problematizadora, a partir da dialogicidade com os alunos, desenvolvendo um pensamento crítico sobre sua realidade e possibilitando uma melhor compreensão da importância do conhecimento matemático.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.