Substâncias húmicas da matéria orgânica do solo: uma revisão de técnicas analíticas e estudos no nordeste brasileiro
Palavras-chave:
Métodos de extração, Técnicas espectroscópicas, Fracionamento da matéria orgânica, Região NordesteResumo
O presente estudo objetiva apresentar uma síntese do atual conhecimento sobre os conceitos e fundamentos das substâncias húmicas, métodos de extração, fracionamento, purificação e caracterização, através do uso de técnicas espectroscópicas, além de traçar um panorama dos avanços dos estudos científicos relacionados ao tema na região Nordeste do Brasil. A matéria orgânica do solo (MOS) tem uma série de funções no meio ambiente, que incluem a fertilidade e a reciclagem de nutrientes e de carbono. No entanto, devido à sua natureza extremamente complexa, sua caracterização sempre foi um desafio na química do solo. Dada à comprovação da MOS em aumentar a capacidade produtiva dos solos, em particular em solos tropicais, pesquisas visando o melhor entendimento de sua dinâmica no solo tem sido incentivadas. Há crescente interesse no melhor entendimento de suas frações estáveis, denominadas substâncias húmicas (SHs), constituídas por ácidos fúlvicos, ácidos húmicos e humina. O estudo das SHs no meio ambiente desenvolveu-se bastante nas últimas três décadas, graças a novas metodologias e equipamentos, porém sua origem e métodos adequados para mensurar o grau de humificação ainda são tema de discussão. As várias técnicas utilizadas atualmente nem sempre são acessíveis por serem complexas e requererem equipamentos de alto custo, o que pode ter limitado o desenvolvimento das pesquisas em algumas regiões do Brasil, como a Nordeste.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.