Uma proposta lúdica para o ensino dos compostos orgânicos oxigenados
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2016.069926Palavras-chave:
Atividades lúdicas, aprendizagem, compostos orgânicos oxigenadosResumo
A presente pesquisa fundamenta-se em apresentar as contribuições de atividades lúdicas para o processo de aprendizagem em química, uma vez que várias pesquisas apontam uma volumosa dificuldade na captação dos conteúdos da disciplina por parte de estudantes da educação básica, mostrando a necessidade do desenvolvimento de novas metodologias didático pedagógicas. Para esse estudo, além da realização de uma revisão bibliográfica, houve também uma pesquisa de campo de caráter investigativo, por meio da aplicação de aulas, questionários, jogos e analise de conteúdo, com o objetivo de avaliar a eficácia de tais métodos na construção do conhecimento químico. Os resultados mostraram que a metodologia lúdica conseguiu um relevante crescimento no processo de ensino – aprendizagem, mostrando que com o desenvolvimento do projeto os alunos obtiveram uma compreensão mais clara e elaborada sobre a temática, assim como, dos conhecimentos específicos da disciplina.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.