A experimentação como instrumento para o ensino de titulação com uma turma de graduandos em licenciatura em Química
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2016.069911Palavras-chave:
Aprendizagem significativa, ensino de química, materiais alternativos, titulação.Resumo
O presente trabalho teve por finalidade utilizar materiais alternativos e de baixo custo como instrumentos para utilizar experimentação de forma a propiciar uma aprendizagem significativa e contextualizada no ensino de Química. A atividade foi desenvolvida com alunos do primeiro semestre do curso de Licenciatura em Ciências Naturais - Habilitação em Química do Campus XIX da Universidade do Estado do Pará, localizado no município de Salvaterra –PA (ilha de Marajó). A estrutura alternativa para a realizar dos ensaios titulométricos foi confeccionada a partir da reutilização de materiais encontrados no dia-a-dia e pela compra de materiais descartáveis no comércio local. Foram realizados cinco ensaios titulométricos com dispersões comuns do dia-dia dos alunos: suco de frutas, extrato de tomate, mel, leite de magnésia e leite integral. Para realizar as práticas e discutir sobre os fenômenos observados a turma de 30 alunos foi dividida em grupos. Posteriormente, os alunos elaboraram um texto dissertativo, com o propósito de avaliar a validação de aprendizagem com a utilização da ferramenta alternativa. Os dados obtidos permitiram diagnosticar que todos os indivíduos envolvidos na atividade aprovaram o uso da ferramenta enquanto um recurso pedagógico para o ensino de química. Acredita-se que a utilização da experimentação a partir de materiais alternativos potencializa sua eficácia nas relações de ensino e aprendizagem em Química.Downloads
Publicado
2016-05-27
Como Citar
Portal Gomes, P. W., Barbosa Muribeca, A. de J., Campos, J. M., Alves da Costa, A. P., Malato, B. V., Câmara Silva, D. do S., & de Souza, R. F. (2016). A experimentação como instrumento para o ensino de titulação com uma turma de graduandos em licenciatura em Química. Scientia Plena, 12(6). https://doi.org/10.14808/sci.plena.2016.069911
Edição
Seção
Jornada de TCC do Campus XIX/UEPA
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.