Estudo da Viabilidade de Aproveitamento de CO2 Offshore Visando a Produção de Ureia
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2016.054212Palavras-chave:
Sequestro de CO2, Ureia, Análise Técnica e EconômicaResumo
A intensificação das emissões de CO2 na atmosfera e sua consequente influência no contexto ambiental reforçam a necessária busca por alternativas de disposição deste gás. Desta forma, as tecnologias sequestrantes de CO2 ganharam notório destaque na literatura científica. Dentre as rotas químicas potencialmente sequestrantes, a síntese de ureia denota uma função estratégica no âmbito socioeconômico, uma vez que possibilita atender demandas voltadas à produção de alimentos e a minimização da forte dependência externa desta commoditie em virtude de sua baixa produção nacional. Neste contexto, foi desenvolvido um estudo para avaliar a utilização do CO2 proveniente do pré-sal na produção de ureia. Propôs-se uma planta de produção integrada de amônia e ureia, com capacidade de 1Mt/ano, consumo médio estimado em 1,90 x 108 kW e potencial de evitar a emissão de 20,7 Mt por ano de CO2. O investimento inicial foi estimado em US$ 241,2 milhões, com tempo de retorno de 6,1 anos. Obteve-se um VPL valorado em US$ 65.141.152,61 aplicando-se uma TMA de 15%, e a TIR foi calculada em 48%.Downloads
Publicado
2016-05-12
Como Citar
Freitas, D. dos S., Marques, J. J., & Perlingeiro, C. A. G. (2016). Estudo da Viabilidade de Aproveitamento de CO2 Offshore Visando a Produção de Ureia. Scientia Plena, 12(5). https://doi.org/10.14808/sci.plena.2016.054212
Edição
Seção
VII Seminário de Pesquisa em Engenharia Química - Edição financiada pela CAPES
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.