Estágio Curricular Supervisionado: o Papel do Supervisor na Formação Profissional do Discente de Engenharia de Produção
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2016.023601Palavras-chave:
estágio, supervisor do estágio, engenharia de produçãoResumo
O estágio visa ao aprendizado de competências próprias do curso e aproxima teoria e prática. Assim, o presente artigo tem como objetivo contribuir para a discussão em torno da importância do supervisor de estágio na formação profissional do discente. Entende-se que é fundamental para a garantia do estágio, como um ato educativo, uma articulação entre instituição de ensino, professor orientador, coordenador de estágio, estagiário e supervisor de estágio. No entanto, este estudo se desdobra em subsídios que respaldam o supervisor de estágio como um parceiro para assegurar uma formação profissional de qualidade, sendo capaz de desenvolver no estagiário valores e respostas as demandas inerentes do mercado de trabalho. A pesquisa foi realizada no Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca – CEFET/RJ, no segundo semestre de 2015 com uma amostra de 55 discentes matriculados na disciplina de estágio supervisionado do curso de graduação em engenharia de produção. Os dados foram coletados por meio de questionário estruturado. Os resultados revelam que os estudantes estão satisfeitos com a orientação recebida pelos seus supervisores de estágio, ainda observou-se que os supervisores estão comprometidos com o processo pedagógico envolvido na prática profissional.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.