Contribuições e dificuldades na produção de material didático no PIBID Química da UFS/Campus de São Cristóvão

Autores

  • Suelaine dos Santos Souza UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE
  • Verônica de Oliveira Siqueira
  • João Paulo Mendonça Lima

Palavras-chave:

Produção de material didático, formação inicial de professores, PIBID.

Resumo

Analisamos as opiniões de três ex-bolsistas do PIBID/QUÍMICA/UFS/São Cristóvão sobre a produção e aplicação de material didático, as contribuições para a formação inicial do professor de Química e as dificuldades encontradas na elaboração do mesmo. Os dados foram coletados através de entrevistas individuais e semiestruturadas em dezembro de 2014. Percebemos que os ex-bolsistas produziram e aplicaram material didático em forma de oficina temática. Entre as principais contribuições para formação inicial, destaca-se a possibilidade de abordagem da contextualização no ensino de Química; a importância da utilização de diferentes metodologias e o despertar de interesse dos alunos da Educação Básica pelo conhecimento. As principais dificuldades foram relacionadas à escolha de temas que permitem a contextualização, ao cumprimento do tempo destinado a aplicação da oficina temática e à preocupação em ensinar algo que desperte a motivação para o aprendizado.

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Publicado

2015-06-17

Como Citar

Souza, S. dos S., Siqueira, V. de O., & Lima, J. P. M. (2015). Contribuições e dificuldades na produção de material didático no PIBID Química da UFS/Campus de São Cristóvão. Scientia Plena, 11(6). Recuperado de https://scientiaplena.org.br/sp/article/view/2501

Edição

Seção

Escola de Verão em Educação Química e Seminário Integrador do PIBID/Química

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