Detecção de resíduo de antibiótico em leite in natura em laticínio sob inspeção federal
Palavras-chave:
contaminação, infecção e microbiológicos.Resumo
A principal fonte de resíduos de antibióticos em leite é originada do manejo inadequado de drogas no controle das mastites, metrite ou outra doença infecciosa, bem como, resultado do tratamento no início do período seco para controlar a mastite. O uso difundido de antibióticos pelos produtores, de maneira indiscriminada, tem contribuído para presença desses resíduos. Foi objetivo deste trabalho avaliar a ocorrência de resíduos de antibióticos em leite in natura em plataforma de recepção de estabelecimento com Serviço de Inspeção Federal. As análises foram realizadas no período de março de 2013 á fevereiro de 2014, na plataforma de recepção de laticínio sob Inspeção Federal. Foram analisados 235.393 Litros de leite, utilizando kits de detecção de resíduos Eclipse 50 e BetaStar Combo. Observou-se que a ocorrência de resíduos de antibióticos oscilou com um decorrente aumento, com uma média de aproximadamente 20 mil litros/mês, no período analisado. A ocorrência encontrada é provavelmente à antibioticoterapia amplamente utilizada, principalmente no tratamento das mastites. O uso indiscriminado de drogas veterinárias e sem respeitar o período de carência. Os resultados obtidos neste estudo indicam a necessidade de monitoração. Para garantir padrões de qualidade e inocuidade do leite, é preciso uma integração entre produtores, as indústrias beneficiadoras e as autoridades sanitárias.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.