Pirocloro no Stock Itajú do Colônia, Sul do Estado da Bahia, Nordeste do Brasil

Autores

  • Adjanine Carvalho Santos Pimenta Universidade Federal de Sergipe (UFS) - Programa de Pós-Graduação em Geociências e Análise de Bacias (PGAB-UFS)
  • Jailson Júnior Alves Santos Universidade Federal de Sergipe (UFS) - Programa de Pós-Graduação em Geociências e Análise de Bacias (PGAB-UFS)
  • Maria Lourdes Silva Rosa Universidade Federal de Sergipe (UFS) - Programa de Pós-Graduação em Geociências e Análise de Bacias (PGAB-UFS)
  • Herbet Conceição Universidade Federal de Sergipe (UFS) - Programa de Pós-Graduação em Geociências e Análise de Bacias (PGAB-UFS)

Palavras-chave:

Pirocloro, Sienitos, Itajú do Colônia

Resumo

O pirocloro [(Na,Ca)2Nb2O6(OH,F)] é mineral raro e tem grande importância econômica por ser o mineral fonte de nióbio, metal com grande aplicabilidade em diversos setores da indústria. Este artigo relata a primeira ocorrência de pirocloro em sodalita sienitos e sodalititos do Stock Itajú do Colônia, no Estado da Bahia. Além da microscopia convencional, grande parte do estudo foi realizado com microscópio eletrônico de varredura, utilizando-se de imagens de elétrons retroespalhados. Obteve-se igualmente com espectrômetro de energia dispersiva dados químicos dos cristais de pirocloro que permitiram evidenciar que eles cristalizaram-se desde o estágio magmático, contemporâneo com a cristaliazação da sodalita, até o estágio hidrotermal com cristalização contemporânea a zeólitas.

Biografia do Autor

Adjanine Carvalho Santos Pimenta, Universidade Federal de Sergipe (UFS) - Programa de Pós-Graduação em Geociências e Análise de Bacias (PGAB-UFS)

Laboratório de Petrologia Aplicada à Pesquisa Mineral (LAPA-UFS) - Programa de Pós-Graduação em Geociências e Análise de Bacias (PGAB-UFS)

Jailson Júnior Alves Santos, Universidade Federal de Sergipe (UFS) - Programa de Pós-Graduação em Geociências e Análise de Bacias (PGAB-UFS)

Laboratório de Petrologia Aplicada à Pesquisa Mineral (LAPA-UFS) - Programa de Pós-Graduação em Geociências e Análise de Bacias (PGAB-UFS)

Maria Lourdes Silva Rosa, Universidade Federal de Sergipe (UFS) - Programa de Pós-Graduação em Geociências e Análise de Bacias (PGAB-UFS)

Laboratório de Petrologia Aplicada à Pesquisa Mineral (LAPA-UFS) - Programa de Pós-Graduação em Geociências e Análise de Bacias (PGAB-UFS)

Herbet Conceição, Universidade Federal de Sergipe (UFS) - Programa de Pós-Graduação em Geociências e Análise de Bacias (PGAB-UFS)

Laboratório de Petrologia Aplicada à Pesquisa Mineral (LAPA-UFS) - Programa de Pós-Graduação em Geociências e Análise de Bacias (PGAB-UFS)

Downloads

Publicado

2015-01-09

Como Citar

Pimenta, A. C. S., Santos, J. J. A., Rosa, M. L. S., & Conceição, H. (2015). Pirocloro no Stock Itajú do Colônia, Sul do Estado da Bahia, Nordeste do Brasil. Scientia Plena, 11(1). Recuperado de https://scientiaplena.org.br/sp/article/view/2350

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>