Desenvolvimento na maturação de frutos e sementes de urucum (Bixa orellana L.)
Palavras-chave:
Maturação. Fruto. VigorResumo
A determinação do ponto de maturidade dos frutos e sementes, utilizando os índices de maturação é necessária para que a colheita seja realizada no período correto. Este trabalho foi desenvolvido com objetivo de estudar o processo de maturação de sementes de urucuzeiro variedade casca verde com base na determinação da melhor época de colheita dos frutos e o teor de bixina. A coleta foi realizada, no assentamento Bonfim no município de Alagoinha-PB, onde foram iniciadas aos 15 dias após a antese (DAA) e se estenderam até os 150 DAA, sendo avaliadas as colorações, as dimensões, o teor de água contido nos frutos e sementes, como também a qualidade fisiológica e o teor de bixina das sementes. Os dados do teor de água dos frutos e sementes se ajustaram a modelos quadráticos, em que no início de formação a quantidade de água presente nos mesmos era superior a 80%. De acordo com os dados obtidos constatou-se que a maturidade fisiológica das sementes ocorreu aos 91 a 103 dias após a antese, podendo a colheita ser realizada até 120 DAA uma vez que a partir deste tempo ocorreram perdas de sementes devido à abertura das cachopas dos frutos e de bixina onde a máxima porcentagem encontrada foi no valor de 1,62%.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.