Contribuições para o ensino superior da Administração no contexto brasileiro sob a ótica da racionalidade instrumental e comunicativa
Palavras-chave:
Administração, Filosofia, Educação.Resumo
O objetivo do trabalho consistiu em analisar as contribuições da Filosofia, na perspectiva da teoria da ação comunicativa de Habermas, à formação do administrador, estabelecendo assim um ensaio teórico sobre a possível relação entre Administração, via racionalidade instrumental e filosófica, e, racionalidade comunicativa. Tratou-se de uma pesquisa qualitativa, de caráter bibliográfico e analítico-interpretativo apresentando a racionalidade exposta às duas direções distintas, instrumental e comunicativa, mas ambas indispensáveis ao processo de formação do administrador e a sua reprodução social. A racionalidade presente no agir comunicativo e o papel da Filosofia ganha no presente trabalho, um espaço privilegiado de reflexão, por ela ser capaz de produzir abordagens produtivas anunciando uma ação racional possível, que permita compreender e até mesmo, oferecer novas perspectivas de formação do futuro administrador.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.