Alterações morfológicas na cultura do algodão em função da aplicação de paclobutrazol
Palavras-chave:
Regulador de crescimento, Hormônios vegetais, Crescimento vegetalResumo
O uso de reguladores de crescimento é a prática mais eficiente no controle do dossel de plantas do algodoeiro, possibilitando a colheita mecanizada e maiores produtividades. Sendo assim, objetivou-se, com este trabalho, avaliar as alterações morfofisiológicas na cultura do algodão em função da aplicação de Paclobutrazol. O experimento foi realizado no período de fevereiro a maio de 2013, em casa de vegetação, na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB, campus de Vitória da Conquista - Bahia. O delineamento utilizado foi o de blocos casualizados, com quatro repetições, compostos por quatro doses de paclobutrazol e a testemunha (0, 25, 50, 75 e 100 g i.a. ha-1). A aplicação do regulador de crescimento ocorreu quando as plantas apresentavam de 20 a 25 cm de comprimento de caule, com um pulverizador costal pressurizado a CO2 (2 kgf. cm-2). Foram avaliadas as seguintes variáveis: diâmetro do caule, número de folhas, área foliar, índice SPAD, número de botões florais e massa seca de raiz, caule e folhas, aos 30 dias após a aplicação. Para análise de dados foi utilizado o teste de análise de variância e quando significativo foi aplicada a regressão polinomial. Verificou-se que a aplicação de paclobutrazol culminou no aumento de medidas para todas as variáveis, exceto número de botões florais. A faixa de dose considerada ótima para o incremento foi entre as doses de 50 e 55 g i.a ha-1.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.