Museu e Ciência: coleções zoológicas como alternativa didática para o ensino de Ciências

Autores

  • L. M. C. Mendonça Departamento de Biologia/Laboratório de Bentos Costeiro/CCBS, Universidade Federal de Sergipe
  • C. R. P. Guimarães Departamento de Biologia/Laboratório de Bentos Costeiro/CCBS e NPGECIMA, Universidade Federal de Sergipe
  • G. S. Sousa Departamento de Biologia/Laboratório de Bentos Costeiro/CCBS, Universidade Federal de Sergipe

Palavras-chave:

zoologia, educação informal, coleção didática.

Resumo

Coleções zoológicas conferem papel complementar ao ensino formal de Ciências oferecendo aos alunos a oportunidade de assimilar os conteúdos teóricos de forma mais eficaz e significativa. Este trabalho visou proporcionar aos discentes de uma escola pública de Aracaju/SE, uma experiência de ensino e aprendizagem em zoologia através da visitação à Coleção de Invertebrados da UFS e verificar a assimilação dos conteúdos discutidos previamente em sala de aula, com os professores da escola.  Foi aplicado um questionário a 29 dos 100 alunos que participaram da visita. As respostas indicam que sair do ambiente escolar é atividade motivadora para os estudos, mas não suficiente e que termos científicos usuais, ligados à zoologia e ecologia, precisam ser mais enfatizados tanto na escola quanto em espaços alternativos.

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Publicado

2014-04-28

Como Citar

Mendonça, L. M. C., Guimarães, C. R. P., & Sousa, G. S. (2014). Museu e Ciência: coleções zoológicas como alternativa didática para o ensino de Ciências. Scientia Plena, 10(4(b). Recuperado de https://scientiaplena.org.br/sp/article/view/1935

Edição

Seção

VII Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade e Mídias na Educação