Reflexões sobre o papel das memórias de professores/as na trajetória de formação e atuação profissional docente em química

Autores

  • A. S. Brito Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática/Universidade Federal de Sergipe
  • M. B. Lima Departamento de Educação/Universidade Federal de Sergipe

Palavras-chave:

Memórias dos professores, Identidade docente, Licenciatura em Química.

Resumo

Este trabalho faz parte de um estudo mais amplo que buscou compreender elementos da construção da identidade docente em Química. Entre os elementos investigados, o presente artigo faz uma reflexão sobre o papel das memórias dos/as professores/as na trajetória escolar e formação profissional na atuação de professores/as de Química. Desse modo, busca-se compreender o processo de incentivo e influência dos/as professores/as da trajetória de formação para a continuidade da carreira profissional docente em Química. O trabalho teve como referencial metodológico a pesquisa qualitativa, através do método história de vida de sete professores/as iniciantes na atuação docente em Química. Os dados mostraram aspectos positivos e negativos do processo de incentivo/influência para a docência na área de Química, nos diferentes níveis de ensino.

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Publicado

2014-04-28

Como Citar

Brito, A. S., & Lima, M. B. (2014). Reflexões sobre o papel das memórias de professores/as na trajetória de formação e atuação profissional docente em química. Scientia Plena, 10(4(b). Recuperado de https://scientiaplena.org.br/sp/article/view/1927

Edição

Seção

VII Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade e Mídias na Educação