Potencialidades da TV e vídeo na aprendizagem da escrita no 4º Ano do Ensino Fundamental do Colégio Municipal Leniza Menezes de Jesus, em Ribeirópolis/Sergipe

Autores

  • M. A. Sousa Departamento de Educação, Universidade Federal de Sergipe
  • I. M. Campelo Lima Departamento de Educação, Universidade Federal de Sergipe

Palavras-chave:

Mídia em Educação. Escrita. Aprendizagem.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo apresentar uma discussão a respeito da compreensão das potencialidades do uso da TV/Vídeo no aprendizado da escrita. O estudo é decorrente da pesquisa qualitativa desenvolvida no 4º ano do ensino fundamental do Colégio Municipal Leniza Menezes de Jesus, em Ribeirópolis/SE, em 2011. Foi realizado um estudo de caso e utilizados como instrumentos a observação e pequenos filmes de desenhos animados de Mauricio de Sousa, fábulas de Esopo, músicas de Toquinho, e outros vídeos. A pesquisa foi fundamentada na perspectiva sócio histórica com ênfase nos estudos de Vygotsky, Moran, Franzão e Bosseli. As considerações finais revelaram o poder da significação para aprendizagem da escrita e isso implica em que os vídeos utilizados desenvolvam temáticas vinculadas à realidade sócio afetiva dos alunos. Na temática das histórias infantis as semelhanças entre as vivências dos personagens e o cotidiano dos alunos despertaram nos aprendizes o prazer pela escrita.

Downloads

Publicado

2014-04-28

Como Citar

Sousa, M. A., & Lima, I. M. C. (2014). Potencialidades da TV e vídeo na aprendizagem da escrita no 4º Ano do Ensino Fundamental do Colégio Municipal Leniza Menezes de Jesus, em Ribeirópolis/Sergipe. Scientia Plena, 10(4(b). Recuperado de https://scientiaplena.org.br/sp/article/view/1926

Edição

Seção

VII Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade e Mídias na Educação