Os professores do ensino médio e seus saberes docentes: Usos dos OVA no Colégio Estadual Silvio Romero

Autores

  • M. C. R. Almeida Secretaria de Estado da Educação de Sergipe
  • F. S. Rocha Departamento de Educação da UFS

Palavras-chave:

Tecnologias digitais, Objetos Virtuais de Aprendizagem, Ensino Médio.

Resumo

Um dos desafios das escolas hoje é que os professores integrem a utilização de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) às suas práticas profissionais e se mantenham atualizados com relação ao desenvolvimento e aplicações de recursos didáticos com uso do computador. Nesse contexto, o presente artigo buscou compreender o papel dos objetos virtuais de aprendizagem (OVA), disponíveis no Laboratório de Tecnologias no processo de ensino e aprendizagem no Colégio Estadual Sílvio Romero em Lagarto. Tratou-se de uma investigação que buscou responder como os professores do Ensino Médio entendem os conceitos de saberes docentes e TDIC e possível relação entre eles. De cunho qualitativo descritivo, esta pesquisa se utilizou, para a coleta de dados, a aplicação de um questionário composto por cinco perguntas abertas. Os dados foram tratados à luz da bibliografia consultada. Contatou-se que os docentes reconhecem a importância dos (OVA) nas escolas, isto é, avaliam como ferramentas que auxiliam a aprendizagem dos alunos, no entanto é subutilizado. Constatou-se que usam parte da tecnologia, porém não alteraram muito a metodologia, isto é, não exploram outras possibilidades.

Downloads

Publicado

2014-04-28

Como Citar

Almeida, M. C. R., & Rocha, F. S. (2014). Os professores do ensino médio e seus saberes docentes: Usos dos OVA no Colégio Estadual Silvio Romero. Scientia Plena, 10(4(b). Recuperado de https://scientiaplena.org.br/sp/article/view/1925

Edição

Seção

VII Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade e Mídias na Educação