Perfil morfofuncional de boxeadores olímpicos a um treinamento dinâmico de resistência invariável - Estudo de Caso
Palavras-chave:
Boxe, Treinamento, Composição corporal.Resumo
O boxe olímpico brasileiro vem ganhando espaço nacional depois das olimpíadas de Londres, porém as características morfofuncionais ainda são pouco exploradas na literatura, as quais podem ser preponderantes para o preparo físico do atleta, por isso o objetivo do presente estudo foi de identificar o perfil antropométrico dos atletas de boxe do centro olímpico do Balneário Camboriú submetidos a treino dinâmico de resistência invariável. A amostra intencional foi constituída por 3 lutadores de boxe de olímpico do Centro de ExcelênciaSul de Boxe Olímpico, 2 cadetes (categoria 15-16,9 anos), 1 adulto (<17 anos), foi realizado avaliação de massa corporal, estatura, perímetros corporais e dobras cutâneas (DC) de acordo com protocolo de Jackson e Pollock e testes físicos de resistência de força, velocidade, e coordenação, após a aferição foram realizadas 5 sessões de treinamento contra resistência, 1x por semana, durante 5 semanas e foram coletadas posteriormente os mesmos dados iniciais. Os resultados indicaram aumento de resistência de força em membros superiores no teste de flexão de braços, velocidade e coordenação, os parâmetros antropométricos não sofreram diferença estatisticamente significativa. Pode-se concluir treinamento contra resistência promoveu adaptações positivas de aumento de resistência de força, velocidade e coordenação, em especial a resistência de membros superiores fundamentais para a modalidade.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.