Germinação de sementes de espécies arbóreas nativas da caatinga em diferentes temperaturas
Palavras-chave:
essências florestais, germinação, semiáridoResumo
Espécies arbóreas nativas da caatinga do nordeste do Brasil são de grande relevância econômica devido à sua multiplicidade de usos, como para a produção de mel, forragem, madeira, energia, ornamentação e produtos fitoterápicos, resultando em problemas graves para as espécies mais procuradas Objetivando obter informações sobre o comportamento fisiológico de sementes de espécies arbóreas nativas da caatinga em diferentes temperaturas, este trabalho foi desenvolvido na Embrapa Semiárido, Petrolina, Pernambuco, Brasil. Sementes de Sideroxylon obtusifolium (Roem & Schult.), Myracrodruon urundeuva (Fr. All.), Amburana cearensis (All.) e Schinopsis brasiliensis (Engel.) germinaram em rolos de papel a 20°C, 25°C, 30°C e 35°C em um delineamento inteiramente casualizado com 5 repetições de 10 sementes de S. obtusifolium, S. brasiliensis e A. cearensis e 5 repetições de 50 sementes de M. urundeuva. A germinação foi avaliada a cada 2 dias, obtendo-se a curva de germinação, germinação final (%) e índice de velocidade de germinação (IVG). Sementes de S. obtusifolium e de M. urundeuva apresentaram maiores porcentagem e velocidade de germinação a 20°C. Sementes de S. brasiliensis apresentaram maior porcentagem de germinação, por volta de 50%, a 25°C e 30°C, e maior velocidade de germinação a 30°C. Entre as sementes de A. cearensis a maior germinação (96%) foi observada a 30°C, no entanto, a velocidade de germinação foi maior a 35°C. Estes resultados indicam que cada espécie tem sua temperatura ótima específica para o processo germinativo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.