Estudo, análise e desenvolvimento de um motor linear de passo com ímãs permanentes
Palavras-chave:
motor linear de passo, força longitudinal, fluxo magnético.Resumo
O presente trabalho apresenta um motor linear de passo, com ímãs permanentes de alto produto energético – MLP – para movimentações planares onde a combinação de precisão e velocidade é requerida. Assim, neste estudo é apresentado um MLP formado por uma estrutura linear e estática de material ferromagnético, onde são montadas seis bobinas e uma estrutura móvel, em forma de U, onde são fixados dois ímãs permanentes. Um sistema mecânico de suspensão permite que a parte móvel se movimente linearmente sobre a parte estática, mantendo um entreferro constante. O princípio de funcionamento está baseado na Força de Lorentz, que prevê que quando um fio condutor, percorrido por corrente elétrica, estiver imerso em um campo magnético sobre ele atuará uma força de origem eletromagnética, assim, no MLP, a movimentação relativa entre as partes móvel e estática, bem como a velocidade e a intensidade da força planar fica condicionada a sequencia de chaveamento das seis bobinas e da intensidade da corrente elétrica nelas aplicada. O estudo desse dispositivo está baseado ainda, na utilização de uma análise numérica, a partir de um protótipo virtual, e uma análise experimental, a partir de um protótipo físico, investigando e comparando grandezas como: força eletromagnética e densidade de fluxo magnético. Resultados preliminares dão conta de que a força linear motriz do dispositivo é de 2,63 N/A (Newton por Ampére), quando as bobinas estão completamente alinhadas com os ímãs permanentes e 1,55 N/A quando as bobinas estão apenas 50% alinhadas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.