Análise Harmônica das Chuvas Mensais para as Cidades de Pelotas, Rio Grande e Santa Vitória do Palmar, Extremo Sul do Rio Grande do Sul, Brasil
Palavras-chave:
precipitação pluvial, análise harmônica, previsãoResumo
No Rio Grande do Sul (RS), o setor agropecuário representa um terço do produto interno bruto (PIB) e seu desempenho apresenta flutuações mediante a variabilidade de elementos meteorológicos, sendo o elemento hídrico fundamental. No sentido de contribuir para estudos e políticas de planejamento para o setor e para a previsão de racionamentos na utilização dos recursos hídricos, realizou-se um estudo da variabilidade dos totais mensais de chuva, a partir de uma série histórica com 60 anos de dados (1948-2007), para as cidades de Pelotas, Rio Grande e Santa Vitória do Palmar, as quais constituem um grupo homogêneo no que tange a variabilidade do elemento estudado. Com o objetivo de obter um modelo, que possa representar o comportamento da precipitação pluvial mensal média, realizou-se uma análise harmônica dos dados previamente ajustados à meses de 30 dias, verificadas as propriedades de normalidade, homogeneidade de variâncias e estacionariedade. O modelo obtido é constituído por três ondas senoidais e representa 87% da variabilidade dos dados. Destacaram-se os harmônicos:semestral com 64% de representatividade, quadrimestral e anual com 12% e 11%, respectivamente. Os modelos foram validados para previsão de valores futuros, através da análise de resíduos, mostrando-se adequados ao nível de probabilidade de 5%.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.