O papel da world wide web na formação do físico médico: rumos e desafios do ensino de física médica por meio de uma etnografia de seu público discente no espaço eletrônico
Palavras-chave:
física médica, educação superior, apoios educacionais, ferramentas de aprendizagem, internetResumo
Este artigo pretende identificar os principais recursos (via internet) mais comumente usados pelos discentes de cursos de física médica (FM) durante sua formação e reconhecer os canais de comunicação e trânsito de informações, provenientes da internet, mais utilizados pelo graduando e pós-graduando em FM. Dos participantes da pesquisa, 98% declararam usar a internet para buscar conteúdos em FM, sendo a maioria em sites de associações de classe e agências reguladoras oficiais. 43% responderam que sua formação acadêmica não foi suficiente, quantitativa e qualitativamente. Sendo assim, já é possível reconhecer lacunas no tocante à formação e à atividade final, sob a perspectiva dos egressos. Com a grande maioria buscando este conhecimento altamente específico na internet, pode-se inferir que ela traz a marca da modernidade quando facilita a transformação do conhecimento comum (divulgado na rede) no conhecimento científico que o aluno construirá durante sua formação.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.