Remoção de 4-clorofenol de soluções aquosas empregando argilas pilarizadas: ação combinada de Hidrodescloração catalítica e Oxidação catalítica com peróxido de hidrogênio
Palavras-chave:
HDC, CWPO, argilas pilarizadasResumo
Duas importantes técnicas para remoção de 4-clorofenol de efluentes industriais são a Hidrodescloração catalítica (HDC) e a Oxidação catalítica com peróxido de hidrogênio (CWPO). Entretanto, quando realizadas individualmente, essas técnicas podem apresentar sérios problemas. Assim, o presente trabalho pretendeu oferecer uma maior contribuição científica acerca da possibilidade de acoplamentos desses dois processos, visando melhorar a remoção final dos poluentes orgânicos, obtendo produtos pouco tóxicos e muito biodegradáveis. Os catalisadores utilizados foram argilas pilarizadas. Três experimentos de acoplamento foram realizados com soluções aquosas contendo 4-clorofenol: CWPO em série com HDC, HDC em série com CWPO e HDC simultaneamente com CWPO. As reações foram realizadas em um reator em batelada a 25°C e 1 atm. As amostras coletadas durante as reações foram analisadas por HPLC, TOC, Cromatografia Iônica e Colorimetria/Espectrofotometria UV-VIS. Os resultados mostraram que os experimentos obtiveram bastante êxito no que diz respeito à eliminação total do 4-clorofenol. A combinação mais eficiente foi a CWPO em série com HDC, principalmente por ter apresentado baixa lixiviação de ferro e por necessitar de pouca quantidade de peróxido de hidrogênio para o processo. Essa combinação representa uma importante alternativa na otimização do tratamento de efluentes industriais que contenham 4-clorofenol.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.