Intercomparação Nacional de Medição In Vivo de Iodo-131 na Tireoide – Projeto TC IAEA BRA 9055
Palavras-chave:
Monitoração interna, iodo 131, medição in vivo.Resumo
Em 2011, no Brasil, foi realizado um exercício de intercalibração e intercomparação de medições in vivo de iodo-131 na tireoide através do Projeto IAEABRA9055 “Establishing a National Laboratory Network for Internal Individual Monitoring”, coordenado pelo Instituto de Radioproteção e Dosimetria (IRD) e pelo Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN) da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN). O exercício teve como objetivo (i) atualizar informações sobre a instrumentação atualmente disponível nos laboratórios de monitoração in vivo em operação no Brasil e (ii) verificar a confiabilidade dos resultados de medição de iodo-131 na tireoide gerados pelos laboratórios. O procedimento consistiu na medição de um simulador antropomórfico de tireoide-pescoço produzido no Laboratório de Monitoração In Vivo do IRD, contendo duas fontes-padrão de bário-133 certificadas pelo Laboratório Nacional de Metrologia das Radiações Ionizantes de IRD. Cada um dos participantes teve prazo de cinco dias para realizar as medições. Os cinco laboratórios participantes estão localizados nos Estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Pernambuco, nas seguintes instituições: Instituto de Radioproteção e Dosimetria, Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto, Centro de Desenvolvimento de Tecnologia Nuclear, Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares e Centro Regional de Ciências Nucleares. Os resultados reportados seguiram formato padrão incluindo: Atividade Medida, Atividade Mínima Detetável, Exatidão e Reprodutibilidade. O desempenho dos laboratórios foi avaliado segundo os critérios da Norma ANSI 13.30, demonstrando sua capacidade para a medição in vivo de iodo-131 na tireoide.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.