Vigor e produtividade de sementes de coentro em função do tipo de semente1
Palavras-chave:
Coriandrum sativum, Produção de sementes, Tecnologia de produção, Beneficiamento, Emergência.Resumo
Esse trabalho teve como objetivo avaliar a influência do uso de sementes básicas inteiras (diaquênios) ou partidas (aquênios) na produção e qualidade de sementes de coentro. Foram utilizadas sementes básicas da cultivar Guarani colhidas dos terços inferior, mediano e superior da planta, por parcela, em função do tipo, aquênios ou diaquênios. Os seguintes parâmetros referentes aos aspectos de produtividade foram avaliados: número de sementes por parte colhida na planta (NS), sementes por grama (SG) e produtividade por parte colhida na planta (PROD). No intuito de avaliar a qualidade das sementes efetuaram-se testes de emergência de plântulas (E%) a partir de 7, 10 e 15 dias após semeadura (DAS). Pode-se observar que os melhores efeitos de produtividade aliado ao maior vigor foram conferidos no T2 (sementes tipo aquênio e colheita realizada no terço mediano da planta). Estas afirmativas são reforçadas pela significância encontrada no C1 (comparação entre a utilização de sementes básicas do tipo aquênio vs diaquênio). O uso de sementes básicas do tipo aquênio na produção de sementes de coentro, cultivar Guarani, proporcionou maior potencial produtivo aliado a maiores percentuais de emergência de plântulas.Downloads
Publicado
2014-01-07
Como Citar
Maciel, G. M., Sala, F. C., Costa, C. P., & Melo, O. D. (2014). Vigor e produtividade de sementes de coentro em função do tipo de semente1. Scientia Plena, 9(12). Recuperado de https://scientiaplena.org.br/sp/article/view/1619
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.