Dificuldades e motivações de aprendizagem em Química de alunos do ensino médio investigadas em ações do (PIBID/UFS/Química).

Autores

  • A. O. Santos Universidade Federal de Sergipe
  • R. P. Silva Universidade Federal de Sergipe
  • D. Andrade Universidade Federal de Sergipe
  • J. P. M. Lima Universidade Federal de Sergipe

Palavras-chave:

Ensino de Química, Oficinas temáticas, Experimentação no ensino de Química.

Resumo

Neste trabalho buscou-se identificar dificuldades e motivações de aprendizagem em química apresentadas por 95 alunos da 1ª série do ensino médio de três escolas da rede pública estadual de ensino do município de Aracaju/SE. Como instrumento de coleta de dados utilizou-se um questionário com perguntas abertas e fechadas após a participação dos estudantes em oficinas temáticas. As oficinas foram elaboradas e aplicadas por 12 bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID/CAPES/UFS/Química/Campus São Cristóvão) durante o ano de 2012. Foi possível perceber que a aplicação de oficinas temáticas no ensino médio contribuiu para a aprendizagem de conceitos químicos, motivou e incluiu os alunos nas atividades, além de auxiliar no desenvolvimento de competências e habilidades nos estudantes.

Downloads

Publicado

2013-08-05

Como Citar

Santos, A. O., Silva, R. P., Andrade, D., & Lima, J. P. M. (2013). Dificuldades e motivações de aprendizagem em Química de alunos do ensino médio investigadas em ações do (PIBID/UFS/Química). Scientia Plena, 9(7(b). Recuperado de https://scientiaplena.org.br/sp/article/view/1517