Emergência e crescimento inicial de plântulas de Enterolobium contortisiliquum (Vell.) Morong em diferentes substratos
Palavras-chave:
tamboril, espécie florestal, resíduos agroindustriaisResumo
A espécie Enterolobium contortisiliquum (Vell.) Morong tem ampla distribuição no território brasileiro sendo bastante indicada para o reflorestamento de áreas desmatadas. A remoção da cobertura vegetal nativa nos diferentes ecossistemas do Brasil induz a necessidade de estudos voltados para a aquisição de mudas de espécies florestais com qualidade, sendo o substrato indispensável para a obtenção de resultados satisfatórios. O trabalho foi realizado com o objetivo de avaliar a eficiência de diferentes substratos sobre a emergência e crescimento inicial de plântulas de E. contortisiliquum. O experimento foi realizado em casa de vegetação pertencente ao Departamento de Fitotecnia e Ciências Ambientais do Centro de Ciências Agrárias (CCA) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em Areia-PB, seguindo um delineamento experimental inteiramente casualizado. Os tratamentos foram compostos por substratos formulados a partir da mistura de areia lavada (75-100%), terra de subsolo (75-100%), vermiculita (50-100%), pó de madeira (25-50%), pó de coco (25-50%) e casca de arroz carbonizada (25-50%). Para avaliação do efeito dos tratamentos determinou-se as seguintes características: porcentagem de emergência, índice de velocidade de emergência, frequência relativa de emergência, comprimento e massa seca da parte aérea e raízes de plântulas. A incorporação de 50% de casca de arroz carbonizada, pó de madeira ou pó de coco à vermiculita proporciona elevada emergência de plântulas de E. contortisiliquum.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.